sábado, 11 de junho de 2022

Vida de São Leonardo de Porto Maurício

Vocação:
São Leonardo, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, em 20 de dezembro de 1676. Santo Afonso de Ligório, que viveu na mesma época, o chamou de “o grande missionário e maior pregador do século.” Leonardo perdeu sua mãe ainda criança e foi , criado e educado pelo seu tio. Estudou no seminário da Companhia de Jesus em Roma e ganhou simpatia e respeito dos superiores por causa da inocência e virtudes. Foi ordenado sacerdote aos 26 anos e entrou para a Ordem Franciscana no Convento de São Boaventura. 
 
Missões: Frei Leonardo foi missionário na Itália, principalmente em Florença, e durante 44 anos pregou 326 missões em 84 dioceses. Multidões de pessoas se convertiam com suas pregações, inclusive sacerdotes e bispos. O próprio Clemente XII se impressionou com suas pregações e o Papa Bento XIV assistiu a diversas missões dirigidas por Leonardo, para ouvir-lhe as práticas. Nos lugares onde pregava, Frei Leonardo incentivava a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e da Sagrada Paixão de Nosso Senhor, a adoração perpétua do Santíssimo Sacramento e o culto de Nossa Senhora. Um dos mais ardentes desejos seus era ver proclamado o dogma da Imaculada Conceição. Ele tinha imensa devoção pela salvação das almas e dizia: “Há somente duas estradas que levam ao Céu: a inocência e arrependimento?” Frei Leonardo andava sempre descalço, não usava hábito que não tivesse já servido a outros Irmãos da Ordem e bastante gasto. Ele rejeitava os presentes que recebia nas missões. 
 
Doença: Ele ficou doente e em repouso por 5 anos por causa de hemoptises freqüentes e fortes. Restabeleceu sua saúde em 1707 e voltou aos púlpitos novamente e durante 44 anos, sem descanso, e exerceu maravilhoso apostolado na Itália. Era cheio de amor a Deus e dizia: “Mesmo se tivesse toda a certeza de parar no inferno, de todo coração amaria a meu Deus”. E também: “Eu me consideraria feliz, se com meu sangue pudesse evitar um só pecado mortal, que tanto desgosto causa a Deus e tão gravemente o ofende”. 
 
Devoção a Nossa Senhora: Frei Leonardo era devotíssimo de Maria Santíssima. Incentivava todos a usarem o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Saudava Nossa Senhora todas as vezes que ouvia bater horas. Jejuava nos sábados e as vésperas de festas marianas. Ele recomendava em todas as missões: “A devoção a Nossa Senhora é o melhor remédio contra o pecado mortal.” 
 
Eucaristia: Era grande devoto da Eucaristia e a tinha como ponto central da nossa fé. Ele escreveu o famoso livro “Excelências da Santa Missa”. 
 
Confissões: Era grande sua paciência com o povo e passava horas no Confessionário. Os pecadores o viam como um pai e um médico da alma. Ele oferecia todos os sacrifícios e fadigas as oferecia pelas almas do Purgatório. 
 
Penitência: Era muito magro por causa de suas muitas penitências e jejuns. Em seu corpo, havia sinais de cruéis flagelações. Em tudo o que lhe acontecia, Frei Leonardo tinha a conformidade e uma profunda humildade com a vontade de Deus e dizia: “Tudo para Deus, nada para mim”. E também: “De boa vontade, eu ficaria na entrada do inferno, suportando os maiores tormentos, se com meu corpo pudesse obstruir a passagem e impossibilitar que lá alguém entrasse.” 
 
Via Sacra no Coliseu: Em 1750, foi a Roma para o ano jubileu. O próprio Papa assistiu os sermões. E foi nessa época que Frei Leonardo erigiu a Via Sacra no Coliseu, declarando sagrado aquele lugar onde muitos mártires tinham vertido o sangue por Cristo. No ano seguinte ainda se deslocou à região de Bolonha, para as suas últimas pregações. 
 
Morte e canonização: Frei Leonardo morreu no ano de 1751 em Roma, no Convento de São Boaventura, a 26 de novembro de 1751, com 75 anos de idade. Lambertini disse: “Perdemos um amigo na Terra, mas ganhamos um Santo no Céu”. O Papa Pio VI conheceu Frei Leonardo e pessoalmente fez a sua Beatificação. O Papa Pio IX fez a sua Canonização e Pio XI deu-lhe o título de “Padroeiro dos missionários”. 
 
Oração a São Leonardo de Porto Maurício: 
"Glorioso São Leonardo, que tivestes imenso ardor pela salvação das almas, iluminai todos os sacerdotes e pregadores da Palavra de Deus, para que sempre preguem com a luz do Espírito Santo e levem o maior número possível de corações à estrada da salvação. Vós que tivestes grande amor pela Santa Missa, ajudai-nos a participar da cada Missa com fervor e devoção para que cada uma traga muitos frutos em nossas vidas. Vós que tornastes o padroeiro dos missionários, iluminai as missões e missionários de hoje em seus trabalhos, para que não desanimem, mas ajam sempre com amor e entrega total a Deus pelo próximo e sua salvação eterna. Protegei e guiai os sacerdotes, principalmente nos dias de hoje, e fazei que eles não se esqueçam dos perigos que nos rodeiam. Ensinai-nos a castidade, a humildade e a perseverança. Amém." 
 
Clique para ler outras Vidas de Santos: