terça-feira, 26 de junho de 2018

Aparições de Nossa Senhora em Itaúna

Primeiras aparições: A história das aparições de Nossa Senhora em Itaúna, Minas Gerais, Brasil, é bonita como todas as outras suas aparições no mundo. No dia 27 de julho de 1955, três meninos brincavam num terreno baldio cheio de árvores perto de um cupim. Eram eles: José Rita, Antônio Nunes e Eduardo Vasconcelos. De repente, viram Nossa Senhora, vestida de branco e manto azul, cabelos pretos, olhos castanhos, pele morena. Ela estava ao perto das árvores e sobre o cupim. Eles contaram aos seus familiares sobre a visão. A notícia se espalhou por toda a cidade e cada dia mais pessoas passaram a ir ao local para rezar ou por curiosidade. Algumas dessas pessoas também viram Nossa Senhora, como os adultos Otaviano de Castro, João Queiroz, Márcio Morais e o senhor Ovídio Alves. Esses são os principais videntes e mais dignos de crédito, analisados pela Igreja e tiveram visões separados uns dos outros. Outros homens também viram, mas não ficaram tão documentados como estes. O cupim sobre o qual Nossa Senhora apareceu era sempre coberto por velas em homenagem a ela e o local ficou conhecido como “A gruta.” O senhor Ovídio é o principal dos videntes e o que recebeu mais mensagens que deixou por escrito em seu diário. Ele recebeu aparições na gruta de 2 de agosto de 1955 até 15 de agosto de 1961. Ovídio era um homem bom, de muita oração e respeitado farmacêutico da cidade. Ao conhecer a história das aparições, começou a ir ao local todos os dias. No dia 2 de agosto de 1955, ele foi até a gruta rezar e observava o povo. Ele rezou a Nossa Senhora: “Oh Virgem Santíssima, em honra e glória ao Divino Espírito Santo, concedei-me uma graça: fazei que eu note a vossa presença, não só para aumentar a minha fé, mas também para a conversão dos que não crêem.” Assim ele descreve a primeira visão: “Tinha a estatura normal, uma capa azul clara partindo do rumo da cabeça, cobria todo o corpo. Mãos postas, dedos compridos e claros, uma fita prateada por cima da capa parecia contornar a cabeça, estava de perfil, não consegui ver a sua feição devido o rosto estar completamente escuro. Não vi os seus pés.” Na aparição seguinte, disse: “Vi um homem vestido como apóstolo e uma criança pequena, e senti medo.” No dia 24 de outubro de 1955, Nossa Senhora apareceu-lhe com um Rosário em sua mão esquerda. Depois viu-a em companhia de um santo semelhante a Jesus Cristo. No dia 21 de novembro, apareceu novamente, desta vez com um rolo de papel nas mãos. Falou também de um sinal de sua presença: um forte relâmpago em dia de sol. No dia 27 de novembro, Nossa Senhora segurava uma flâmula na mão esquerda onde estava escrito:  
“Jesus Cristo, eterno Deus. O paganismo ameaça o mundo. Erguei o altar. Orai com fé e vereis o milagre da conversão.” 
Ela disse também: “Sou Maria, Virgem Imaculada.”  
E pediu também:   
“Piedade, penitência e paciência.” 
Em outra aparição, ele viu a inscrição: 
“Aliança com Deus e propagai a fé.” 
Noutra ocasião, ele contou: “Nossa Senhora apareceu como se estivesse assentada, com a criança maltrapilha e aspecto faminto, vista anteriormente, assentada em seu colo com a cabeça encostada em seu peito, virada para a minha frente. Nossa Senhora estava com as duas mãos em cima da barriga da criança. Ela estava com o rosto virado para o lado esquerdo e fiz-lhe a seguinte pergunta: ‘O que vós desejais?’ Ela virou o rosto para frente num movimento muito lento e abaixou a cabeça, como se estivesse olhando para a criança que estava em seu colo.” Nossa Senhora lhe disse em outra aparição:   
“Vem, meu filho. Vem buscar em meu Coração as graças que tanto desejo comunicar-te por este Sacramento de amor. Para agradar-me não é preciso ter muita ciência. Basta amar e querer amar. Para que pratique em teu coração, eu lhe comunico todo o teu desejo.”  
Construção da gruta: Em novembro de 1956, começaram a construir uma gruta no local das aparições e ficou pronta em 1957. Em 1958, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes no lugar, sempre freqüentado por fiéis que alcançaram muitas graças e curas. É interessante notar que em Itaúna Nossa Senhora apareceu sempre para videntes do sexo masculino, crianças, adultos e idosos. Ali surgiu o Terço dos Homens que se espalhou por todo o país. Talvez esta característica seja um convite de Nossa Senhora a todos os homens, que muitas vezes, rezam menos que as mulheres. 
Reconhecimento da Igreja: Em 27/07/2001, o bispo local autorizou a confecção da imagem de Nossa Senhora de Itaúna de acordo com a descrição dos videntes e para ser colocada no local. Todos os videntes deram exemplo de vida, fé e dedicação às visões que tiveram e já faleceram. Mas o local e a devoção continuam até hoje agraciando milhares de fiéis de todo o Brasil e a cidade de Itaúna. A gruta no local é cercada de árvores e mata, com bancos para os fiéis e altar. O santuário de Nossa Senhora de Itaúna pertence hoje à diocese de Divinópolis.