domingo, 29 de agosto de 2021

Iogurte Kefir de leite e água


O iogurte Kefir de leite e o Kefir de água são ótimos para qualquer intestino, para os normais, os presos e os inflamados e soltos. Tem ajudado a repor a flora intestinal na Doença de Crohn, Retocolite e Síndrome do Intestino Irritável e outras doenças do intestino. Se a pessoa tem intestino preso, o Kefir normaliza. Aliviou até pacientes com Câncer de Intestino. Para isso, basta seguir bem as instruções de como tomar e produzir em sua casa. 
 
O QUE É E COMO PREPARAR O KEFIR? O Kefir é um iogurte caseiro específico feito a partir dos “coágulos”, popularmente chamados de “iscas” ou “bichinhos”, pois esses coágulos são uma colônia de bactérias boas. Existe o Kefir de água e o Kefir de leite. O iogurte pronto que esses grãos produzem tem ótimo efeito no intestino.  
 
ONDE E COMO ENCONTRAR KEFIR? Os “coágulos” ou “grãos” do Kefir não são encontrados em farmácias nem em supermercados. Eles são passados de uma pessoa para outra, entre amigos, vizinhos ou conhecidos que repassam de um para o outro pessoalmente nas cidades. Você pode procurar e perguntar quem tem Kefir entre seus amigos e familiares. Se não achar, poderá adquirir com algum doador de Kefir de sua cidade. O iogurte produzido pelo Kefir deve ser tomado em poucos dias. O iogurte de Kefir de leite tem sabor semelhante aos iogurtes de leite normais, quase idêntico, pois é produzido com leite de vaca. O iogurte do Kefir de água tem sabor azedo, e se adoçado, tem um sabor semelhante a guaraná ou champanhe.
 
FREQUÊNCIA E QUANTIDADE DE KEFIR PARA TOMAR: Cada pessoa tem seu próprio organismo. Tem pessoas que toleram o iogurte Kefir todos os dias, outras em dias alternados. Tem pessoas que toleram o Kefir puro, outras precisam diluir, pois ele pode ser forte ou muito ácido. Tem pessoas que toleram com frutas, outras não. Isso varia. Se foi forte para você, tente usar diluído em um pouco de água e adoçar com açúcar. Geralmente, o correto é que você use pelo menos algumas vezes durante o mês, para o seu intestino ficar sempre com bactérias boas o mês inteiro. Mas não precisa exagerar, pois isso poderá prejudicar. 
 
USO DO KEFIR NA DOENÇA DE CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA: O Kefir tem sido um dos melhores iogurtes para os pacientes de Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa. Mas se você tem a Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa estiver com grave crise e inflamação no intestino, talvez não deva usar o Kefir nessa hora por causa da acidez dele e deva esperar a inflamação diminuir para voltar a usar. A acidez dele e quantidades em excesso podem ativar sua inflamação intestinal. As quantidades também são individuais. Há pacientes que não toleram muito Kefir, mas apenas 2 a 3 colheres de sopa de iogurte Kefir pronto, e colocam num copo e acrescentar um pouco de água e misturar com um pouco de açúcar para quebrar a acidez. Eles contém lactose, mas em pequena quantidade que geralmente não prejudica. Aqueles que têm intolerância à lactose grave, devem usar o Kefir de água, que é sem lactose alguma. 
 
TOMAR KEFIR COM ALIMENTO: Na doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, os iogurtes probióticos não devem ser tomados isolados, mas sempre com algum alimento. Geralmente, o melhor uso deles é sendo a bebida do lanche da manhã ou lanche da tarde e com algum alimento como pão ou bolachas. Ou seja, em vez de tomar um suco ou chá, você tomará um desses iogurtes. Evite adoçar iogurtes com mel, pois o mel não costuma ser bom para Crohn e Retocolite. 
 
COMO PREPARAR O KEFIR DE ÁGUA? Para o Kefir de água: 
1) Coloque cerca de ½ (meia) colher de sopa dos “coágulos”, em um vidro seco e limpo com 200 ml de água com açúcar mascavo bem misturados. Você pode substituir o açúcar mascavo por rapadura raspada. 
2) Cubra o vidro sempre com pano limpo. Jamais feche com tampa, pois as bactérias precisam de oxigênio. 
3) Deixar fermentar em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias. As bactérias se alimentarão deste açúcar. Depois deste tempo, o iogurte ficará pronto, semelhante a outros. 
4) Coe os “coágulos” em peneira seca e coloque-os em outro vidro seco com nova água com açúcar mascavo ou rapadura. 
5) Guarde o iogurte pronto coado em geladeira por 1 a 2 dias. 
6) É este iogurte pronto e coado que você beberá e que tem efeitos benéficos. 
 
Quantidade: Talvez você de Crohn e Retocolite deva beber apenas 2 ou 3 colheres de sopa de Kefir de água pronto diluídas num copo com um pouco de água e adoçar com açúcar cristal ou adoçante. Adoçar com açúcar ajuda a quebrar a acidez. Tente mais somente se tolerar. 
 
Atenção: O Kefir de água pode produzir muito álcool com longa fermentação. Por isso, use-o somente se tiver intolerância grave à lactose e diluído conforme as sugestões. O Kefir de leite costuma ser melhor para o Crohn e Retocolite, pois a lactose é pouquíssima em 2 dias de fermentação. 
 
COMO PREPARAR O KEFIR DE LEITE? 
1) Coloque 1 colher de sopa dos “coágulos”, em um vidro seco e limpo com 200 ml de leite integral com lactose, pois as bactérias se alimentarão da lactose. 
2) Cubra o vidro com pano limpo. Jamais feche com tampa, pois as bactérias precisam de oxigênio. 
3) Deixar fermentar em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias. As bactérias se alimentarão da lactose do leite. Depois deste tempo, o iogurte ficará pronto, semelhante a outros. 
4) Coe com peneira seca e coloque os “coágulos” em outro vidro seco com novo leite integral. 
5) Guarde o iogurte pronto coado em geladeira por 1 a 2 dias. 
6) É este iogurte pronto e coado que você beberá e que tem efeitos benéficos. Quantidade: Talvez você de Crohn e Retocolite deva beber apenas 2 ou 3 colheres de sopa de Kefir de leite pronto diluídas num copo com um pouco de água e adoçar com açúcar cristal ou adoçante. O açúcar ajuda a quebrar a acidez. Tente mais somente se tolerar. 
 
PREPARO E CUIDADOS COM O KEFIR: O Kefir de água e o Kefir de leite exigem vários cuidados que estão na internet para que os “coágulos” das bactérias boas não se percam. O leite ou a água com açúcar mascavo devem ser trocados preferencialmente dia sim dia não, e usados nas quantidades conforme os sites especializados na internet ensinam. Jamais jogue água quente ou morna nos coágulos, pois isso matará as bactérias. 
 
AUMENTO DE TAMANHO DOS COÁGULOS: Conforme o tempo passar, os “coágulos” aumentarão de tamanho cada vez mais, cerca de dobrar de tamanho em um mês. Quanto maiores os “coágulos” mais leite ou água com açúcar mascavo você deverá colocar. Portanto, se seus “coágulos” aumentarem para o tamanho de 2 colheres de sopa, você deverá colocar cerca de 400 ml de leite ou água com açúcar mascavo. Se não quiser usar tanto leite ou água com açúcar mascavo, você poderá dar um pouco dos “coágulos” para outras pessoas ou usar em receitas de sites de Kefir da internet, fazendo queijo com eles, ou pão de queijo, ou batendo no liquidificador fazendo bolos cremosos. 
 
FERMENTAÇÃO MAIS LONGA: Você pode colocar maior quantidade de leite ou água nos seus “coágulos” e deixar fermentar por uns 3 ou 4 dias se for viajar ou tiver preguiça de trocar dia sim dia não. Mas evite ultrapassar esse tempo. 
 
FERMENTAÇÃO NA GELADEIRA: Você pode deixar seus “coágulos” fermentarem na geladeira ao invés de temperatura ambiente, porém, a fermentação será mais lenta e o iogurte demorará mais para ficar pronto. Isso fará que você precise de menos trocas e peneiradas ao longo do mês. Basta decidir o que quer fazer. 
 
BACTÉRIAS BENÉFICAS DO KEFIR: Estudos revelam que ele contém: 8 variedades de leveduras, 2 tipos de bactérias acéticas,16 tipos de lactobacilos, aproximadamente 9 streptococci/lactococci.