quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mistérios Dolorosos meditados

Nesta meditação dos Mistérios Dolorosos, cada Ave Maria tem uma citação bíblica lembrando cada passo da Paixão de Jesus, do começo ao fim. Essa meditação pode ser rezada também em cada conta do Terço da Misericórdia. Basta ler cada citação bíblica antes de cada Ave Maria. 

Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras: 
1ª) “Minha alma está numa tristeza mortal. Ficai comigo e vigiai.” (Mc 14,34)
2ª) “Pai, afasta de mim este cálice, mas que não seja feita a minha, mas a vossa vontade.” (Mc 14, 36)
3ª) “Estais dormindo? Não pudeste velar uma hora comigo?” (Mc 14, 37)
4ª) Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras: “‘Pai, afasta de mim este cálice, mas que não seja feita a minha, mas a vossa vontade.’” (Mc 14, 39)
5ª) “Vigiem e orem para não cairdes em tentação. O espírito é forte, mas a carne é fraca.” (Mt 26, 41)
6ª) Jesus orou pela terceira vez: ‘Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.’”
7ª) “Apareceu-lhe um Anjo do Céu e o confortou.” (Lc 22, 43)
8ª) “O seu suor era como gotas de Sangue que caíam no chão.” (Lc 22, 44)
9ª) “Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” (Lc 22, 48)
10ª) Jesus é preso no Jardim das Oliveiras. Todos os discípulos o abandonam e fogem. (Mc 14,46-50)

Flagelação de Jesus:
1ª) Jesus é levado aos fariseus, sacerdotes e mestres da Lei. (Mt 26, 56-57)
2ª) Jesus recebe muitas acusações. (Mt 26, 56-57)
3ª) “Um dos guardas lhe deu uma bofetada. Jesus disse: ‘Por que me bates?’” (Jo 18, 22-23)
4ª) Alguns fariseus lhe cuspiram na Face e lhe deram murros. Outros lhe davam tapas. (Mt 26, 67)
5ª) Pedro nega Jesus três vezes e o galo canta. (Mt 26, 75)
6ª) Jesus é colocado na prisão até ser julgado por Pilatos de manhã.
7ª) Jesus é amarrado como um criminoso e levado a Pilatos. (Mc 15, 1)
8ª) A multidão grita: “Crucifica-o! Solte Barrabás!” (Jo 18, 40)
9ª) Herodes e seus soldados riram e zombaram de Jesus. Vestiram-no com um manto majestoso e o mandaram de volta a Pilatos. (Lc 23, 11)
10ª) “Pilatos mandou flagelar Jesus.” (Jo 19, 1)

Coroação de espinhos de Jesus:
1ª) Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus. (Jo 19,2)
2ª) “Vestiram-no com um manto vermelho.” (Jo 19,2)
3ª) “Puseram uma vara em sua mão direita.” (Mt 27, 29)
4ª) “Ajoelhavam-se diante dele.” (Mt 27, 29)
5ª) “Zombavam dele dizendo: ‘Salve, Rei dos judeus!’” (Mt 27, 29)
6ª) “Alguns lhe cuspiram na Face.” (Mt 27, 29)
7ª) “E lhe deram murros.” (Mt 27, 29)
8ª) “Cuspiram nele e tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.” (Mt 27, 30)
9ª) Jesus veio para fora usando a coroa de espinhos e o manto vermelho. Pilatos disse: ‘Eis o homem!’” (Jo 19, 5)
10ª) Ao vê-lo, a multidão gritou: “Crucifica-o!” (Jo 19, 6)

Subida de Jesus ao Calvário:
1ª) Jesus é condenado à morte. (Jo 19, 16)
2ª) Jesus toma a Cruz às costas. (Jo 19, 17)
3ª) Jesus cai pela primeira vez.
4ª) Jesus encontra a sua Mãe.
5ª) Simão Cirineu ajuda a Jesus. (Lc 23, 26)
6ª) Verônica enxuga a Face de Jesus. 
7ª) Jesus cai pela segunda vez.
8ª) “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim, mas por vocês mesmas e por seus filhos.” (Lc 23, 28)
9ª) Jesus cai pela terceira vez.
10ª) Jesus é despojado de suas vestes e as sorteiam. (Mc 15, 24)

Crucifixão de Jesus: 
1ª) “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.” Deram-lhe fel para beber. (Lc 23, 34)
2ª) “Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mt 27, 46) 
3ª) “Em verdade te digo: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23, 34)
4ª) “Mulher, eis o teu filho. Eis aí a tua Mãe.” (Mt 27, 29)
5ª) “Tenho sede.” (Jo 19, 28) 
6ª) Depois de beber o vinagre, Jesus disse: “Tudo está consumado.” (Jo 19, 30)
7ª) “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” (Lc 23, 46) 
8ª) “Um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu Sangue e Água.” (Jo 19, 34) 
9ª) Maria pega Jesus morto em seus braços ao ser descido da Cruz. (Jo 19, 38) 
10ª) Jesus é sepultado. (Jo 19, 41-42)

 Oração ensinada por Nossa Senhora nas aparições de Kibeho: 

“Mãe Dolorosa, lembrai-nos sempre as dores do teu Filho Jesus! 

Quem não choraria, 
vendo as lágrimas de Maria? 

A coroa de espinhos que a Jesus feriu, 
como se fosse em sua cabeça ela sentiu. 

Na Cruz cravada no chão, 
tremeu e partiu seu Coração. 

Mãe Dolorosa, lembrai-nos sempre os sofrimentos do teu Filho Jesus!” 

Jesus disse à irmã Josefa Menendez, França, em 1923:

Prisão: “Contemple-me na Prisão onde passei grande parte da noite após a Agonia no Jardim das Oliveiras. Os soldados vieram me insultar com palavras e atos me injuriando, empurrando e golpeando-me. No fim, fartos de mim, me deixaram sozinho, preso em uma habitação escura e úmida, sem mais assento do que uma pedra onde meu Corpo dolorido permaneceu cheio de frio. Quantos dias espero que alguma alma venha me visitar no Sacrário e me receber em seu coração! Quantas noites passo sozinho e pensando nela! Mas ela se deixa absorver pelas ocupações ou dominar pela preguiça e não vem. Quando aquelas mãos sujas e repugnantes descarregaram golpes e bofetadas em mim, vi como seria golpeado e esbofeteado muitas vezes por tantas almas que, sem purificar-se de seus pecados, me receberiam em seus corações. E com seus pecados habituais, descarregariam repetidos golpes sobre mim. Se querem dar-me uma prova de seu amor, abram-me seu peito para que eu faça nele a minha Prisão. Predam-me com as cordas de seu amor. Cubram-me com suas delicadezas. Alimentem-me com sua generosidade. Apaguem minha sede com seu fervor. Consolem minha tristeza e desamparo com sua companhia.” 

Julgamento: “Medite por um momento no indescritível martírio do meu Coração tão terno e delicado ao ver-se proposto a Barrabás. Quanto senti com aquele desprezo! E como transpassavam o mais intimo de minha Alma aqueles gritos que me pediam a morte!” 

Flagelação: “Sobre meu Corpo já coberto de numerosos golpes e acabrunhado pelo cansaço, os carrascos descarregam cruelmente terríveis chicotadas com cordas e varas. E é tanta a violência com que me ferem que não permaneceu um só osso que não fosse atingido pela mais terrível dor.” 

Na Bíblia, temos dois “Faça-se” da Redenção. O “Faça-se em mim segundo a vossa palavra” dito por Maria ao Anjo Gabriel e o “Faça-se a vossa vontade” dito por Jesus no Jardim das Oliveiras. Uma tradição diz que o Anjo que apareceu a Jesus no Jardim das Oliveiras é o mesmo São Gabriel que apareceu a Nossa Senhora na Anunciação.