terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Reflexão belíssima sobre Quaresma

Vicka Ivankovic disse em Medjugorje:

“Muitas vezes, vemos a Quaresma como um momento em que fazemos sacrifícios e práticas de renúncia por deixar o café, álcool, chocolate, cigarros, televisão, ou o que nós estamos excessivamente apegados. Mas temos de renunciar essas coisas por amor a Jesus e Maria, e de ter cuidado de não fazer isso para a nossa própria glória. Muitas vezes temos de esperar o fim do quarenta dias apenas para beber novamente, uma vez mais para ver televisão, etc. Esta não é a maneira certa de viver Quaresma! Sim, Nossa Senhora pede para fazermos sacrifícios, mas ela faz isso o tempo todo, e não apenas durante a Quaresma. Durante a Quaresma, temos de oferecer a Deus todos os nossos desejos, as nossas Cruzes, as nossas doenças e sofrimentos para que possamos caminhar com Jesus, caminhar com Ele em direção Calvário. Devemos tomar a peito para ajudá-lo a carregar sua Cruz, pois Ele carrega sua Cruz por todos nós, pedindo-lhe: "Senhor, como posso ajudar? O que eu posso te oferecer?" Isso não significa que Ele não pode levar Sua Cruz sozinho. Mas quando nós unimos nosso coração a Ele, isso se torna uma coisa muito bonita. Não me refiro a Ele quando apenas preciso dele, mas caminho com Ele quando me mostra que precisa de mim, durante o Seu sofrimento por nós. Muitas vezes, quando temos uma Cruz que poderíamos oferecer Ele, nós rezamos desta forma: “Ó Senhor, tire essa Cruz de meus ombros, é pesada, não posso carregar. Porque é esta Cruz foi dada a mim e não a outra pessoa?” Não! Isso não é o jeito certo de orar! Nossa Senhora diz que devemos dizer-lhe: “Senhor, eu te agradeço por esta Cruz. Eu agradeço por esta grande graça que o Senhor está me dando!” Pouquíssimas são as pessoas que compreender o grande valor da Cruz e o grande valor do presente da nossa Cruz quando são oferecidos a Jesus. Nós podemos aprender muito através do presente de uma Cruz! Neste tempo de Quaresma, devemos entender o quanto o Coração de Jesus ama a todos e que devemos caminhar ao seu lado com grande amor. Deveríamos tentar ser unidos a Ele em Sua Paixão. Este é o sacrifício que Ele espera de nós. Vamos caminhar desta forma, e depois, quando chegar o dia da Páscoa com a Ressurreição, nós não vamos olhar para a Ressurreição do exterior, mas nós também estaremos ressuscitados com Jesus, porque nós vamos ser livres dentro de nós, livre de nós mesmos e todos os nossos anexos. Esse presente não é uma coisa bonita? Nós seremos capazes de viver o Seu amor e Sua Ressurreição dentro de nós! Cada Cruz tem um motivo. Deus nunca envia nenhuma Cruz sem uma motivação ou um significado. E Ele sabe quando Ele irá remover esta cruz de cima de nós. Em momentos de sofrimento, vamos agradecer por este presente de Jesus, e também dizer-lhe: “Se o Senhor tiver outros presentes para mim, estou pronto. Mas agora estou implorando para a Sua força, para de ter a coragem de levar a minha Cruz e seguir em frente contigo, Senhor!” Lembro-me da forma como Nossa Senhora me falou sobre o sofrimento, quando disse: “Se vocês soubessem o grande valor do sofrimento!” Isso é realmente uma coisa muito grande! E depois tudo depende de nós para estarmos prontos para isto ou não. Tudo depende do nosso sim para Jesus. Demora nossa vida inteira para aprender isto e ir em frente. Cada manhã, quando nos despertarmos, podemos começar o nosso dia com Deus. Nossa Senhora não nos pede para rezarmos o dia inteiro, mas para colocar a oração em primeiro lugar, para colocar a Deus em primeiro lugar e, em seguida, executar o nosso trabalho e ir em frente em todos os aspectos da nossa vida, visitando pessoas doentes, etc. Quando fazemos um trabalho caritativo sem oração, não é valioso. Da mesma forma, quando oramos e agimos sem caridade, também não é valioso. Essas duas coisas, caridade e oração, trabalham sempre juntas. E depois, passo a passo, vamos em frente.”