sábado, 4 de abril de 2020

Fortes palavras de Padre Jozo Zovko sobre as famílias

Padre Jozo Zovko disse essas fortes palavras sobre as famílias em crises: 

“Infelizmente nós, sacerdotes, nem sempre somos obedientes aos nossos professores. E de uma maneira particular vemos quando alguns divorciados ou não praticantes, não convertidos, buscam o Sacramento. Como pode um padre dizer: ‘Você pode cancelar seu casamento, você não pode mais viver assim?’ Eu estou falando sobre esta situação porque é um problema muito comum, mas não aqui. Sou padre há 20 anos e só uma vez tive essa situação. Conhecemos apenas alguns casos, apenas nas grandes cidades e apenas nas gerações ateístas. Não há divórcio na minha paróquia. Quando alguém se casa em nosso país, os cônjuges compram uma Cruz e antes de começar o casamento, essa Cruz é abençoada. Durante a cerimônia, os cônjuges colocam a mão direita na Cruz que está na mão do sacerdote e fazem os votos. Então, eles beijam a Cruz e quando voltam para casa os cônjuges arrumam a Cruz em uma parede da casa e todos os dias começam e todas as noites o dia terminam com a oração. Aqui, não há portas trancadas: você pode entrar nas casas a qualquer hora e muitas vezes eu encontrei uma mãe ou um pai ajoelhado, em lágrimas, com a Cruz na mão rezando pelas dificuldades da vida. Eles sabem que é possível resolvê-los orando diante da Cruz. E todos sabem falar e rezar com Jesus, todos têm problemas como todas as famílias deste mundo, mas sabem onde se pode encontrar ajuda: rezando diante de Jesus, o Deus que fez a família como seu sacramento, como sinal de sua presença no mundo. Como a família pode ficar sem ele? E se a família está quebrada, destruída, como pode mostrar a presença divina? E como pode uma família destruída dizer: ‘Eu sou uma família cristã, Jesus vive em mim?’ Não é possível! Quem é o primeiro da sua família? O Senhor ou um ídolo? Você deve ver. Quantas horas vocês estão com a sua família fazendo um discurso de oração? Quantas horas vocês lêem a Bíblia juntos? Quantas horas vocês estão na frente da TV? Quantas vezes vocês fogem de sua família e dizem: estou bem?’ Não é normal que vocês entendam. Isto não é vida cristã. Não pode haver alegria nem paz quando estão arruinados. Ninguém mora em uma casa que foi arruinada pelo terremoto: você fica com medo. Muitas famílias estão destruídas em seu país. Verdadeiramente, vocês mais do que outras nações, destruíram a família. Muitas sim, mas vocês foram mais. Vocês perderam os hábitos cristãos. Natal e outras festas são folclóricas... Muitas de suas famílias são divorciadas. Vocês venderam a fé, casamento, família. Entendem? Você roubou muito dos pagãos. Muitos de vocês não vão mais à igreja. Eles não sentem a necessidade de se casar como cristãos, de orar juntos, de ler a Bíblia como uma Palavra do Senhor. Não. Este não foi o caso para os cristãos da Alemanha, Bélgica e Europa Oriental. Não, não! Estamos sempre em guerra pela fé, sempre lutando. Por exemplo, duas semanas atrás, meu professor deixou a escola e não trabalhava mais. Eles disseram a ele: ‘Você não pode ir à igreja.’ Ele respondeu: ‘Eu preciso, eu quero.’ E ele deixou o emprego. Isso é martírio! Esta é uma escolha: eu posso vender a fé por pouco dinheiro ou eu não posso educar meus filhos assim. Agora ele tem que alimentar a família e quatro filhos e nós como cristãos estamos unidos em oração por ele.”

Clique para ler mais Artigos sobre Medjugorje: