terça-feira, 7 de abril de 2020

Milagre eucarístico de Bolsena e Orvieto

O milagre eucarístico de Bolsena, Itália, é também chamado de milagre de Orvieto ou com os nomes das duas cidades porque as relíquias foram levadas a Orvieto para o Papa venerá-las. No ano de 1263, o Padre Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé. Após voltar a Bolsena, enquanto celebrava a Santa Missa na igreja de Santa Cristina, na hora da Consagração, a Hóstia sangrou. As gotas de Sangue caíram no corporal e também no chão de mármore da igreja. O Papa Urbano IV estava muito perto na cidade de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. O corporal foi levado até o papa em procissão pelas ruas que foram enfeitadas pelo povo com flores, velas e enfeites. Ao se aproximar do sagrado corporal com as gotas de Sangue na rua, o papa se ajoelhou e disse: “Corpo do Senhor.” Foi por causa desse milagre, que o Papa ordenou que a Solenidade de Corpus Christi fosse celebrada em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade de cada ano. O Papa Urbano IV encomendou a Santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje. São João Paulo II, durante sua visita à Catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus.” São Tomás de Aquino compôs o seguinte canto após este milagre e é cantado até hoje:

1. Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento, 
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento. 
És o Deus escondido, vivo e vencedor. 
A teus pés depositamos todo nosso amor. 

2. Meus pecados redimiste sob a tua Cruz, 
com teu Corpo e com teu Sangue, ó Senhor Jesus! 
Sobre os nossos altares, Vítima sem par, 
Teu divino sacrifício queres renovar! 

3. No Calvário se escondia tua Divindade. 
Mas aqui também se esconde tua Humanidade. 
Creio em ambas e peço, como o bom ladrão, 
no teu reino, eternamente, tua salvação! 

4. Creio em ti Ressuscitado mais que São Tomé. 
Mas aumenta na minha alma o poder da fé. 
Guarda a minha esperança, cresce o meu amor. 
Creio em Ti Ressuscitado, meu Deus e Senhor! 

5. Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo, 
Realiza, eu te suplico, este meu desejo. 
Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo. 
Lá no Céu, eternamente, ser feliz contigo!